Consultoria de Marketing e Empresarial Interliga Marketing Factual

Meu Aprendizado

O que faz uma consultoria de marketing? [online e também off]

O que faz uma consultoria de marketing? [online e também off]

Estou sempre em busca das melhores dicas para ajudar empresários a melhorarem sua presença na internet e obterem mais vendas. Hoje venho falar sobre consultoria de marketing digital, algo que realmente pode ser o “empurrão” que faltava para fazer o seu negócio deslanchar.

Não quero expor regras ou verdades absolutas, quero propor uma abordagem sob a ótica da Agência que eu trabalho, a Interliga.

Neste post você vai compreender:

  • A atividade de consultor/consultoria em marketing digital;
  • 2 tipos de consultorias existentes e também a característica principal que as diferem;
  • As vantagens de contratar consultoria em marketing digital;
  • Quanto tempo você pode obter resultados.

Consultoria de marketing digital [e offline também]

O que é uma consultoria ou assessoria de marketing?

A atividade de consultoria, seja em marketing digital ou outras áreas, deve prover soluções através de avaliações ou diagnósticos. Ela é a atividade profissional de um consultor, que utiliza seus conhecimentos para a resoluções de problemas específicos.

Muitas empresas reconhecem o valor e as vantagens de contratar uma consultoria especializada ou um consultor.

Muitas empresas já se beneficiaram ao contratar serviços especializados. São encurtadores de acesso a melhores cenários.

Existem algumas consultorias premium mais robustas que envolvem até assessoramento. Nessa modalidade um planejamento de ações é entregue pela agência para o contratante aprovar. Em seguida estas mesmas ações são executadas pela agência.

Aqui na Interliga, costumo chamar esse tipo de consultoria de Platinum ou assessoria de marketing digital. Mesmo sendo didático e chamando a consultoria de “digital”, o que fazemos aqui são consultas de negócio. As ferramentas digitais entram no “pacote” porque são, na verdade, uma realidade do mundo moderno.

Outras empresas optam por contratar uma consultoria de apoio. Esta consultoria de apoio define um conjunto de ações e também dá orientações práticas para que uma equipe de marketing ou departamento interno possa executar. Seu time põe em prática.

A diferença

Eu já antecipei um pouco a diferença. Basicamente, a diferença dessas duas formas de consultoria, está na aplicação. A aplicação daquilo que foi diagnosticado e definido no planejamento.

Na assessoria (ou consultoria Premium ou Platinum na nossa nomeação) essa aplicação ou atividades definidas são feitas por uma equipe da própria consultoria.

Já na consultoria de apoio as orientações e atividades definidas, em planejamento, são passadas para uma equipe interna. Equipe da empresa que contrata a consultoria. O time, recebendo essas orientações e atividades, simplesmente executa. Estas ações ficam em constante supervisão externa (da consultoria).

O que sua empresa ganha com isso?

Gráfico em ascensão - Consultor em marketing digital

O que a gente observa é que a consultoria facilita alcançar certos objetivos desejados pela empresa. E esse alcance gera economia de caixa e energia. Na nossa prática de preços e, independente da escolha de formato da consultoria, registramos economia de 50% a 600% em relação a trabalhos da mesma categoria (nem sempre do mesmo porte).

Principalmente em consultorias platinum/premium, onde sua empresa pode ter em um único contrato diversas plataformas. Você e seu negócio pode contar com orientações e atividades em uma espécie de “pacote” de serviços.

Imagine só diversos canais integrados (site, blog, redes sociais e afins) dentro de um planejamento. Tudo isso pode se integrar em prol de se ter cada vez mais vendas.

Adquirir pequenas ações avulsas como site, gestão de Facebook ou ainda gestão de links patrocinados, conforme necessidade, pode fazer com que sua empresa tenha gastos e não investimentos.

Sempre digo a meus clientes que divulgação sem controle é custo. Divulgar de forma consciente e mensurável é investimento.

Um plano de consultoria deve ser direto ao ponto e focalizar no controle máximo. Existem muitos ganhos com uma consultoria. Acredito que, a grosso modo, a grande vantagem é poder ter diversos serviços integrados em um só contrato.

Ter uma estratégia completa e integrada para seu negócio representa ganhos em parte previsíveis de faturamento, presença de marca e reconhecimento.

Sua empresa passa abordar clientes em diversos momentos. Com ajuda é possível entender a jornada de compra do seu melhor perfil de cliente. E, ao entender as etapas é possível abordá-los de maneiras diferentes. Isso pode diminuir as barreiras de compra tão comuns.

O melhor de tudo, sua empresa passa a ser encontrada por potenciais clientes ao invés de encontrá-los de maneiras tradicionais. Não acho que empresa nenhuma deve abandonar sua prospecção de vendas. Mas o digital pode turbinar sua aquisição de clientes.

Sem contar a automação de marketing que um planejamento estratégico digital pode proporcionar. Isto significa trazer vendas recorrentes a um custo menor de aquisição de clientes.

Trazendo um pouco o assunto para as estratégias no ambiente digital, o crescimento em vendas depende muito do comportamento de buscas. Não somente das buscas feitas por determinado público, mas também do engajamento dessas pessoas na internet.

Empresas podem incrementar de 50% a 500% seu faturamento. Já vimos isso acontecer. Isso pode depender do comportamento do mercado e também de confiança. Eu explico, uma consultoria terá como matéria-prima fundamental, vindo da empresa contratante, informação.

A empresa que recebe consultoria, e espera por bons resultados, deve transmitir informações reais e com o máximo de rapidez possível.

É válido lembrar que mesmo com a consultoria externa a empresa precisa eleger um gestor interno. Nós acreditamos muito nesse tipo de prática. Todas as nossas soluções elegem um gestor interno. Uma espécie de “ponte” entre o contratante e nós.

O gestor deve realizar algumas tarefas de planejamento, obter informações internas sobre o negócio e participar das reuniões com a consultoria externa de marketing digital. Em muitos casos, sempre tem atividades ou solicitações a cumprir. Consultoria é um trabalho recíproco, feito a “quatro mãos”.

É difícil? Quanto tempo isso leva?

Quanto tempo leva para aplicar as estratégias

Nosso parâmetro é o mundo corporativo. Então, podemos dizer que a implementação de marketing digital é rápida e “indolor”.

Exceto se o seu desejo é montar uma equipe interna. Montar equipes leva mais tempo por conta de recrutamento, seleção e curva de aprendizagem da equipe. É sem dúvida mais dispendioso e “indigesto”.

É possível criar e combinar estratégias de curto e longo prazo. Aplicando consultoria desde 2012, em algumas empresas, notamos bons resultados  já dentro das primeiras 8 semanas de aplicação.

As ações dependem também de um planejamento que sugiro não ser muito inferior a 6 semanas. Isso é extremamente sério e importante. Isso não significa que sua empresa obterá resultados imediatos após o planejamento.

Para resultados mais efetivos convém aguardar 16 semanas, desde que sua empresa observe que o trabalho está realmente sendo aplicado.

Não é uma regra, mas aqui na Interliga, recomendamos que a modalidade de consultoria seja trabalhada com período mínimo de 12 meses. Nós chamamos de “ciclo de aplicação”. Este tempo permite uma melhor compreensão do público, amadurecimento das ações e melhorias de conversão de vendas.

Consultoria de negócios deve se espelhar muito nas pessoas que formam o cliente e, como cada pessoa é um universo, precisa se ajustar aos hábitos de consumo. Isso deve balizar a empresa e qualquer trabalho de melhoria nela.

A orientação dos trabalhos deve ser flexível e adaptável ao mercado de atuação, que por ser essencialmente formado de pessoas vão ensinar muito a empresa e também o prestador da consultoria . Por isso a consultoria deve ser mutável e otimizável.

Neste post você aprendeu:

  • Que a consultoria pode resolver problemas específicos, principalmente o problema de queda nas vendas da sua empresa. Além disso pode fazer com que você mude para um cenário melhor (de crescimento por exemplo);
  • A principal diferença entre consultoria de apoio e consultoria Platinum (assessoria) é: A execução dos trabalhos;
  • A grande economia e a ampliação das vendas que sua empresa pode obter com serviços especializados de consultoria;
  • Também o tempo de maturação das estratégias. Algo importante para que você tenha sempre os melhores resultados.

E você?

O que pensa a respeito destes serviços? Já contratou consultoria alguma vez? Conte-nos sua opinião e/ou sua experiência com Marketing digital ou consultoria de negócios.

Forte abraço e boas vendas!
Fontes: Wikipedia e Documentos Agência Interliga.
Imagens: Fotolia.