Consultoria de Marketing e Empresarial Interliga Marketing Factual

Meu Aprendizado

O Ingrediente Quase Secreto para Aumentar suas Vendas

Toda boa receita tem os melhores ingredientes. A receita da sua empresa precisa desse ingrediente. Veja como aumentar suas vendas.

O Ingrediente Quase Secreto para Aumentar suas Vendas

Se eu te disser que existe um ingrediente simples, quase secreto e essencial para aumentar suas vendas, você me daria os próximos 3 minutos do seu tempo?

E se eu te disser que este ingrediente pode mudar a forma como você pensa sobre divulgação, abordagem e resultados em vendas. Você me daria até um pouco mais que 3 minutos?

Digo que esse ingrediente é quase secreto pois já antecipei um pouco sobre esse assunto em um artigo chamado 7 formas de divulgar sua empresa na internet.

Hoje, neste artigo, vou falar sobre a integração das ações de divulgação de uma empresa. O ingrediente que é fundamental pra sua divulgação dar certo e que, ainda, melhora a comprensão dos resultados. A integração pode conduzir muito mais pessoas para o momento, tão desejado, de compra e ampliar o faturamento da sua empresa.

É comum ver empresas criando ações avulsas de marketing sem contexto. O Pior de tudo é que essas atividades avulsas dificilmente dão resultados (ou ao menos ajuda você a entender os resultados). Por isso alguns empresários ficam com “o pé atrás” na hora de contratar serviços alguns serviços.

Muita agência e muito profissional fica desacreditado porque boa parte do mercado são vendedores de soluções avulsas. São produtoras de peças. Claro que tem gente muito boa no segmento fazendo um trabalho louvável. Mas no contexto das empresas isso continua sem compreensão plena.

Assim como sua área de marketing (interna ou não) precisa se alinhar com sua área comercial, suas peças de comunicação também precisam se alinhar.

Vou deixar um pouco de fora desse assunto o alinhamento com o público. Isso é obrigatório. Mas dentro desse assunto aqui, o alinhamento é entre as mídias. Cartões de visita, folders, anúncios em revistas, catálogos, websites e redes sociais devem conversar entre si.

Mas antes de integrar, é bom conhecer que tipo de comportamento seu cliente. Qual é o comportamento do cliente desde a hora que ele descobre que tem um problema para resolver, até a hora que ele compra de fato de você.

A isso chamamos de jornada de compra. Esta jornada ajuda você entregar os conteúdos certos. Não importa o formato, seu cliente (ou futuro cliente) está em algum momento dessa jornada. E você destina esse conteúdo para o momento certo. Basicamente o seu cliente pode:

  • Não conhecer nada do seu segmento e nem o que você vende;
  • Entender um pouco, mas estar ainda com muitas dúvidas;
  • Já conhece, mas não tem informações suficientes;
  • Já ter ouvido falar muito bem do seu produto e já ter feito um primeiro contato;
  • Estar fazendo agora uma cotação de preços;
  • Ter efetuado uma primeira compra.

É preciso, de verdade, que você saiba qual mensagem “entregar” observando a fase da jornada de compra do seu cliente. Isso fará com que sua comunicação, seja ela impressa ou digital, chegue como um “pãozinho quentinho recém tirado do forno”.

Para que aquela simples ação promocional que você decidiu fazer tenha resultados mais satisfatórios, vou dar ainda mais algumas dicas. Você será capaz de integrar mais e obter mais resultados.

Como integrar mais minhas ações de divulgação

Integração de divulgação em empresas

Imagine a seguinte situação:

  • Um possível cliente recebe um impresso com algumas dicas e uma breve apresentação de um produto;
  • Ele percebe que este produto pode resolver um determinado problema que ele tem (uma tarefa, uma dor ou propicia um ganho/benefício);
  • Neste mesmo impresso, ele vê um QR code, mais um link reduzido com a promessa de mais dicas que o leva para o blog da empresa.
  • Ele vai para o blog através do link desse impresso e lê um artigo que o deixa ainda mais interessado em seu produto;
  • Ao final do artigo há um link para uma página de venda do produto, o mesmo produto que ele conheceu através do impresso;
  • O cliente tem contato com uma oferta totalmente voltada para a solução de seu problema e com um robusto, bonito e clicável botão escrito “Quero Comprar”.

Claro, essa situação é apenas um exemplo de comportamento. Uma opção dentre vários tipos de comportamento que seu cliente pode ter. Todavia com uma boa tiragem de impressos distribuídos seria bem possível converter muitos visitantes do site em clientes.

Percebeu a conversa entre as mídias? Em nosso exemplo foi citado:

  • Um folheto impresso
  • O QR code.
  • Um Blog da empresa;
  • Um site/página de vendas.

Você pode até não conhecer o nome QR Code, mas com toda a certeza já viu essa tecnologia em revistas, anúncios e até em embalagens. O QR Code é uma tecnologia que foi criada para gerenciamento de inventário e controle de estoque.  No entanto é amplamente utilizada para integrar o ambiente digital e o mundo real. Através de um aplicativo em um smartphone é possível criar links do offline para o online.

Exemplo de QR Code que aponta para Fanpage do Facebook Interliga

Exemplo de QR Code – Este por exemplo aponta para nossa fanpage do Facebook

No nosso caso, um resultado assim só pode ser obtido se o empresário tiver a integração como norte de todas as suas ações. Isto torna a divulgação muito mais certeira.

Então, não perca mais dinheiro! Reserve um tempo, reúna sua equipe e trace uma estratégia onde todos participem. Tome suas suas decisões finais e coloque em prática um conjunto de mídias integradas.

Além de ser mais certeira, esta forma de divulgar mais integrada ajuda você a medir e entender mais seus resultados. Ao integrar suas ações você pode enviar seus compradores para um ambiente mais mensurável como é o caso de um website por exemplo.

Mas isso pode se estender para as redes sociais e até uma linha telefônica específica.

No exemplo deste artigo o empresário poderia medir o sucesso de seu folheto a partir das ativações do QR code que direciona ao blog.

Para você gerar um QR Code para seus impressos e integrar sua ação offline com o ambiente online experimente o QR Code Generator.

Como consultor, não posso deixar de sugerir a você um serviço que integra, dá consistência e personalidade a sua divulgação. Esta sugestão utiliza a internet como plataforma propulsora. Dê uma conferida neste link aqui.

Não se esqueça de comentar. Forte abraço e boas vendas.

Imagens: br.fotolia.com