Esse artigo é uma transcrição de um vídeo deletado do Canal da Interliga no YouTube sobre “Blog: Minha empresa deve ter?”. Apesar de termos apagado o vídeo, decidimos manter esta nota/artigo publicado. Aproveite!.
Oi, meu nome é Mariane, trabalho na Interliga e resolvi gravar este vídeo para empresas que estão na dúvida se fazem ou não um blog. E também dizer como o blog se tornou cada vez mais importante para elas.
Quando surgiu a “modinha” do blog, muita gente queria ter um. Era blog de receita, blog disso e daquilo. Mas as pessoas não entendiam como ele, o blog, realmente funcionava. Muita gente postava histórias particulares, coisas do cotidiano (como se fosse um diário mesmo). E muita gente também, não entendia como algumas pessoas poderiam viver disso.
Com o crescimento das redes sociais digitais, o blog se tornou cada vez mais importante e relevante para as empresas. Uma excelente forma de ensinar o que a empresa vende para um determinado público (vinculando isso a uma ajuda presente para estes compradores).
Os posts nas redes sociais possuem certa limitação quanto ao tamanho (caracteres ou toques de teclado). Por isso a melhor forma de dar continuidade a uma conversa, quando ela merece ser longa é no Blog.
O blog é essencial para qualquer negócio. Algumas empresas não enxergam conexão do Blog com seu segmento de mercado. Mas o Blog é uma das melhores mídias sociais para ensinar algo.
Sim! Isso mesmo! O Blog é uma mídia social porque as discussões ou interações sociais se dão no entorno da mídia (artigo). Além disso, o blog é muito mais versátil para misturar diferentes mídias. Você pode incorporar imagens, vídeos, áudios e assim tornar o conteúdo do artigo no blog muito mais rico.
Ter um blog hoje é trabalhar com conteúdos relevantes para teu público, é escrever ou falar o que teu cliente precisa e deseja ouvir.
É importante trabalhar conteúdos próprios ou autorais do que com menções de conteúdos de outros blogs. Isso é essencial para trazer mais credibilidade e relevância perante teu público. Existem fases de compra de produto e para cada fase existem diferentes tipos de conteúdo. Ou melhor, para cada fase existem diferentes abordagens ou conversas com o público da empresa (para venda de produtos e serviços).
Blog não é o melhor lugar para vendas. Blog é o trampolim para vender. Você pode criar um banner, ao fim ou na lateral de cada conteúdo, para levar o visitante para uma página de vendas ou para o seu site (também estou fazendo isso neste instante).
Contudo, o objetivo fundamental de ter um blog é informar e torná-lo mais engajado com sua marca. O interesse por determinado assunto o faz “consumir”, de certa forma, sua marca.
O que você precisa ter em mente é não focalizar na venda. Focalize na jornada de compra e em ajudar seu público. Suas páginas de venda são os próximos passos ou destino do seu cliente. O Blog é a ajuda necessária para o seu cliente cumprir os objetivos dele. Espero que o seu produto também seja um dos objetivos e sucesso do seu cliente.
Esse conteúdo foi útil para você? Sua opinião pode me ajudar a fazer conteúdos melhores e mais relevantes para você.
Até logo.